segunda-feira, 20 de julho de 2015

A QUEM INTERESSA A EXCLUSÃO DO MEDICAMENTO AVONEX DA LISTA DO SUS?

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) publicou no dia 1º de julho uma consulta pública para decidir se a betainterforena 1a de 30mcg (AVONEX®), indicada para o tratamento da esclerose múltipla, continuará ou não a ser disponibilizada pelo SUS. Caso a CONITEC decida pela exclusão, cerca de 3 mil brasileiros que utilizam com eficácia esta terapia terão seu tratamento interrompido, correndo o risco de apresentar novos surtos e complicações em relação a sua saúde. O AVONEX® desenvolvido pela Biogen, está incluída no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Múltipla do Ministério da Saúde desde 2002 como uma das possibilidades de tratamento da EM. Atualmente, 20% dos pacientes brasileiros em tratamento na rede pública utilizam o medicamento, um dos primeiros para a esclerose múltipla remitente-recorrente. O medicamento é a única terapia intramuscular com administração uma vez por semana, o que representa benefícios na comodidade e manejo da medicação. Sua aprovação foi baseada na segurança e na eficácia comprovadas em duas pesquisas clínicas que envolveram mais de 1.100 pacientes. Em três anos, o medicamento reduziu a taxa de desenvolvimento da doença pela metade e, após dois anos, retardou significativamente o tempo de progressão da incapacidade dos pacientes.
A pergunta que fizemos é simples, mas sua resposta não. A quem interessa a retirada de um medicamento que está proporcionando melhora, estabilidade, qualidade de vida a muitos pacientes que utilizam esta medicação? Em um momento que a medicina avança, em que novas terapias estão sendo aprovadas, novos medicamentos chegando no mercado, novas possibilidades para o tratamento de uma doença grave, ainda sem cura e que atinge jovens em sua fase mais produtiva, a CONITEC anda na contra mão? No mínimo é de se estranhar. O momento é de incorporar esta novas terapias que já foram aprovadas pela ANVISA, para que mais opções de tratamento possam estar a disposição dos médicos e de seus pacientes, e com um preço mais em conta. O país vive um momento de crise, os medicamentos da lista do SUS estão cada vez mais difíceis de serem encontrados todos os meses nas farmácias de alto custo. Seria no mínimo inconsequente a retirado do medicamento da lista, tendo em vista que ele continuará sendo liberado para a comercialização no Brasil, porém com um custo mais elevado para os cofres públicos. Sim, porque cada paciente que utiliza esta medicação continuará com o direito constitucional a saúde e ao tratamento. Claro, muito mais caro, porque buscará judicialmente a continuidade da utilização deste tratamento. Uma questão de direito, repetimos. 
Então, pedimos que apoie esta causa de todos que de uma forma ou de outra lutam para conscientizar sobre esclerose múltipla, que lutam pelo direito dos pacientes terem um tratamento descente, de terem opções de tratamento. Participem da consulta pública que termina nesta terça, 21 de julho. 
Um pedido dos amigos múltiplos neste dia do amigo. 
Link para a consulta pública 
Link para o passo a passo que a nossa parceira AME fez para auxiliar no preenchimento do formulário.  http://bit.ly/1I9pow8
FELIZ DIA DO AMIGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário