Em entrevista ao Programa Realidade da Rádio Guarathan de Santa Maria, RS, Médico Neurologista, especialista em EM e pesquisador, fala sobre artigo que escreveu em conjunto com mais três colegas pesquisadores, que aponta a cidade de Santa Maria como a de maior incidência da doença no Brasil. São quase 28 casos por cada 100mil habitantes. Na entrevista, o médico explica o que é a EM, como age no paciente, os tratamentos, a importância de um diagnóstico precoce.
Juarez Lopes fala também sobre os novos tratamentos e da luta das ONGs a Associações para a incorporação de uma medicação de ponta, a única oral no Brasil para o tratamento da EM. A medicação chamada Fingolimode de uso oral, tem segundo o médico, duas características diferentes das demais que são injetáveis. Dá uma proteção neural e diminui a atrofia cerebral chegando ao nível de uma pessoa que não tenha a doença. Fala sobre os sintomas que devem ser observados e que servem de alerta para procurar um médico.
Dr Juarez Lopes, divulga um dado muito preocupante, a EM é a segunda causa de incapacidade de jovens no Brasil, perdendo apenas para acidentes e traumas. Aguardem o post da parte final da entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário