quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIO 

Hoje é dia mundial do voluntario, e nós da APEMSMAR não poderíamos deixar de agradecer o apoio de tantas pessoas que nos ajudaram voluntariamente durante este ano, doaram seu tempo, seu amor, sua dedicação por uma causa. Isso não tem preço, por isso fizemos questão de lembrar de vocês com uma música, porque se fazemos as coisas por vontade, sem desejar nada em troca, simplesmente pela satisfação de ajudar, sempre vale a pena! Em muito obrigada por tudo o que fizeram, e convidamos para continuar nesta jornada e cada vez mais seguir em frente, juntos somos mais e melhor!!!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Juntos pela esclerose múltipla

Os benefícios da tecnologia e a busca pela inclusão social dos pacientes de esclerose múltipla estarão em pauta na capital paulista entre os dias 28 e 30 de novembro.
A Associação de Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região (APEMSMAR) estará, de amanhã a sábado, em São Paulo, na ONG Brasil 2013, considerado o maior evento de responsabilidade social da América Latina. Na ocasião também estarão presentes a AGAPEM e a FEBRAPEM, que batalham pela incorporação do medicamento oral para esclerose múltipla no SUS ainda este ano. Tal decisão deverá ser tomada semana que vem, em reunião do CONITEC e beneficiará cerca de 25 mil portadores da doença. No estande onde estarão as ONGs de esclerose múltipla, haverá computadores para que visitantes assinem a petição pública que pede pela incorporação do medicamento oral para a doença no SUS.
Na ocasião, serão lançados pela AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose, dois novos projetos para 2014. Um aplicativo mobile, que já está em desenvolvimento, será utilizado para identificar qualquer tipo de apoio para os pacientes da doença, na região onde estiver. Desde médicos e enfermeiros, até famílias pré-dispostas a prestarem pronto-atendimento em casos de necessidade.
A outra iniciativa é o Club.EM, uma carteira que vai identificar o paciente que apresente a patologia. “A intenção é, além de esclarecer uma série de coisas, como a lei de prioridades, que fizemos parte, é a segurança de que, caso seja necessário, as pessoas saibam o que fazer”, explica Márcia Denardin, assessora de comunicação da APEMSMAR.

A DOENÇA
A esclerose múltipla se classifica como uma doença autoimune, desmielinizante - que atinge o sistema nervoso central e danifica a bainha de mielina dos neurônios -, e evolui em surtos de melhora e piora. Seu diagnóstico é feito por meio de exame neurológico e exame de ressonância magnética do encéfalo e medula espinhal.
Paralisia em um lado do corpo, cegueira, ataxia e paraplegia são alguns dos sintomas da doença, que ainda não possui cura e que coloca o organismo em degeneração progressiva. A longo prazo, impede que o paciente realize suas atividades normais, pelo acúmulo de incapacidades, dependendo da região comprometida.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013


Queridos amigos da Apemsmar, acessem os links abaixo para acompanharem tudo o que aconteceu na viagem dos cinco pacientes de esclerose múltipla que contaram suas histórias no site Ms and our Story e participaram de um concurso que teve como prêmio uma viagem para Copenhague na Dinamarca. Os vencedores foram, Bruna R Silveira, Jefferson Doljak, Jobson Pereira, Marcia Denardin e Rodrigo Drubi, Acompanharam esta aventura a Grayce Pereira e a Thais Moreno. Com vocês, os primeiros episódios desta aventura inesquecível. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Campanha para inclusão da medicação oral para esclerose múltipla no SUS

A Apemsmar está apoiando junto com os parceiros da AME - Amigos múltiplos pela esclerose, Febrapem e Agapem a campanha para aprovação e incorporação pelo SUS de medicamento oral para tratar a esclerose múltipla. Os pacientes precisam ter o direito de escolher o seu tratamento e se querem injetável ou oral. A opção é do paciente e de seu médico. E de mais ninguém! Uma nova reunião do CONITEC em novembro dias 6 e 7, poderá decidir a entrada na lista do SUS deste medicamento oral. E para dar mais uma força para esta campanha, o Daniel Santiago, o San, vocalista do Sambô, gravou um vídeo em apoia a nossa causa. Veja o vídeo no canal da Marcia Denardin no You Tube, cuta o vídeo, increva-se no canal e assine a petição. Você já assinou esta petição pública? Se já assinou, convide seus amigos, familiares para também abraçarem esta causa que não é só sua, paciente de EM, é todos que convivem ou não com você. Vamos lá pessoal, vamos em busca dos direitos do pacientes!!!

sábado, 19 de outubro de 2013

A Apemsmar apoia a retomada da campanha para aprovação e incorporação pelo SUS do medicamento oral para tratar a esclerose múltipla. Os pacientes precisamos ter o direito de escolher o seu tratamento e se querem injetável ou oral. A opção é do paciente e de seu médico. E de mais ninguém! Uma nova reunião do CONITEC em novembro dias 6 e 7, poderá decidir a entrada na lista do SUS deste medicamento oral. Vamos lá pessoal, vamos em busca dos direitos do pacientes!!! Assine a petição da esclerose múltipla!
Você já assinou esta petição pública? Se já assinou, convide seus amigos, familiares para também abraçarem esta causa que não é só sua, paciente de EM, é todos que convivem ou não com você. Estamos juntos nesta, assina aqui no link.
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N30636

domingo, 1 de setembro de 2013

30 de agosto nosso dia na Praça

Tudo pronto para o dia 30 de agosto, Praça liberada, lonão locado (sem patrocínio ainda), balões, tv, panfletos, parceiros da T.O., amigos, tudo pronto. E não é que a sexta-feira era uma dia de sol!!!! Era tudo o que precisávamos, temperatura amena e muita disposição para passar o dia na Praça. Então não faltava mais nada. De fato, apenas duas ausências sentidas, nossa Presidenta Dominguita e nossa secretária Silvani. Não puderam estar presentes por motivos alheios a vontade delas, mas com certeza torceram muito para que tudo desse exatamente como deu, CERTÍSSIMO. Recebemos um apoio de peso, Leonardo, nosso amigo de Don Pedrito veio com seu pai e seu sobrinho exclusivamente para participar conosco deste dia de conscientização sobre a esclerose múltipla. Um esforço e superação que deve ser enaltecido por todos nós. Obrigado pelo apoio e companhia Léo, és sempre bem vindo! Agradecemos também a Tv Pampa, Tv Santa Maria, Tv Unifra, RBS TV, Rádio Gaúcha, Rádio Imembuí, Rádio Santamariense, Diário de Santa Maria e Jornal A Razão pelo apoio na divulgação do nosso trabalho. Patrick Cortez e Junior Benaducce, que abrilhantaram o encerramento das atividades deste dia e ao grande amigo e parceiro Neri, que com seu apoio nos deixou de pé e fortes para enfrentarmos 8h de ações ininterruptas neste dia. Agradecemos também o apoio do UBV Advogados Associados, nosso novo parceiro que esteve prestigiando nosso evento. A todos que, de uma forma ou de outra, trabalharam para que tudo saísse perfeitamente bem o nosso agradecimento, e o convite para fazer no próximo ano melhor ainda. Mas antes tem mais, novembro está chegando e o 4º encontro sobre EM também, até lá!!!



 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dia Nacional e Municipal de Conscientização sobre Esclerose Múltipla

Neste mês da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, a Apemsmar além das ações de divulgação e informação que está realizando, estará na Praça Saldanha Marinho no dia 30 de agosto, Dia Nacional e em Santa Maria, Municipal de Conscientização sobre a doença. Varias atividades serão realizadas entre 9h e 17h. Informações, parcerias com a Secretaria de Saúde e Cultura da cidade, além de proporcionar à comunidade em geral experimentar alguns dos sintomas da doença, produzidos mecanicamente. Esta atividade sugerida pela Agapem e AME. E no final como sempre acontece nos nossos eventos, um Show com nossos amigos e parceiros de sempre, coordenado pela "fofíssima" Oristela Alves. Esperamos todos na Praça.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

APEMSMAR E SAMBÔ LANÇAM CAMPANHA "TODO DIA PODE SER UM DIA DE SOL"

Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região lança a Campanha” Todo Dia pode ser um Dia de Sol”, com o clipe gravado com o grupo Sambô e portadores da doença.

A música tema da campanha é um “Dia de Sol”, de autoria do grupo Sambô, e foi escolhida para demonstrar que os portadores da doença e familiares podem viver bem e com alegria, explica Marcia Denardin, Assessora de Comunicação Social da Associação. O Médico neurologista Juarez Silva Lopes ressalta que o grande desafio é o diagnóstico, e quanto antes ele for feito, mas eficaz é o tratamento e melhor é a qualidade de vida.

Hoje no Brasil existem aproximadamente 35 mil portadores de esclerose múltipla, com faixa etária entre 20 a 40 anos, em grande parte são mulheres, por isso a campanha é realizada com vídeos pela web e redes sociais, para atingir esses jovens que possam estar sofrendo os sintomas da esclerose múltipla.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Na Tv Santa Maria canal 19 da NET
Nesta sexta-feira dia 09 de agosto 2013, às 19h, o Programa D Docente, exibido pela TV Santa Maria, Canal 19 da Net e pela internet no http://santamaria.tv.br, trará uma entrevista sobre a nova Campanha de Conscientização da Esclerose Múltipla realizada em parceria com o Grupo Paulista SAMBÔ. Um clipe todo produzido, gravado e finalizado em Santa Maria,RS entre maio e julho deste ano.
A música tema da campanha é um “Dia de Sol”, de autoria do grupo Sambô, e foi escolhida para demonstrar que os portadores da doença e familiares podem viver bem e com alegria, mostra também que o grande desafio é o diagnóstico, e quanto antes ele for feito, mas eficaz é o tratamento e melhor é a qualidade de vida.
Não perca, é na TV Santa Maria, sexta dia 09 de agosto, às 19h.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

No dia 03 de Agosto a Apemsmar apresentou para todo o estado a Campanha TODO DIA PODE SER UM DIA DE SOL que realizou com a parceria do Grupo SAMBÔ. Esta campanha consiste em um vídeo que será lançado nacionalmente nos próximos dias e você poderá ter uma prévia dela nesta entrevista no JA da RBS/TV Porto Alegre. Clika no link e aproveita!!!

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/associacao-dos-portadores-de-esclerose-multipla-lanca-campanha-sobre-a-doenca/2734082/

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dia Nacional de Conscientização sobre EM

Para este 30 de agosto, a Apemsmar e Amem estão preparando várias atividades para a divulgação e informação sobre EM. Aguardem...

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vídeo da Campanha da Apemsmar e Sambô sendo finalizado.



Hoje, dia 11 de junho, mais gravações do vídeo da Campanha de conscientização e informação sobre a Esclerose Múltipla. Desta vez as cenas gravadas serão as do escritório do grupo e do exame de ressonância magnética, que confirma o diagnóstico da doença. No comando o Premiado Diretor Marcos Borba, e a Atriz e Diretora de Elenco Denise Copetti. Contamos também com o apoio nas gravações de Paulo Tavares, conhecido Diretor de vídeos e Jonatan na iluminação.  Depois é edição, finalização e lançamento.
Boa sorte para a equipe!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

EM Por Andreia Campos

SINOPSE
Curta metragem que retrata a vida de uma jovem que vive com Esclerose Múltipla e é realizadora de cinema e mesmo assim não desiste, apesar das dificuldades que tem e ganha forças para seguir os seus sonhos.
Esta curta ganhou o prêmio de 2º lugar no EM curtas .

domingo, 2 de junho de 2013

29 DE MAIO 2013 - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

29 de maio de 2013

APEMSMAR e AMEM no Dia Mundial de conscientização sobre esclerose múltipla (EM).
 

O Evento promovido pela APEMSMAR e AMEM em Santa Maria - RS, para informação e conscientização sobre a esclerose múltipla no Dia Mundial da doença foi um sucesso. Realizado no Monet Plaza Shopping na tarde de 29 de maio, o evento teve sua programação um pouco alterada, devido ao temporal que atingiu a região central do estado. Das três Micro Palestras programadas, duas foram realizadas.


Iniciamos o evento com a tradicional apresentação, conhecemos novas pessoas, novos pacientes e curiosos que, para nossa alegria, comparecem por não saberem do que se trata e saem conhecedores da EM e nossos amigos.
A abertura das atividades feita pela nossa Presidenta Dominguita Lühers Graça, que falou sobre a importância da data e de estarmos sempre envolvidos nas atividades da associação, nestas datas especiais e nos encontros semanais de terapia ocupacional na Unifra. Ressaltou que a troca de experiências entre os pacientes e familiares é necessária e terapêutica.
A primeira Micro Palestra, que acabou sendo um bom bate-papo, foi coordenada pela Psicóloga da AMEM, Cristiane Gai, que falou sobre o Ganho secundário das doenças. Explicou que por sermos pacientes de uma doença crônica e sem cura, embora com tratamento, temos alguns direitos concedidos por lei, o chamado ganho primário. E que inconscientemente, por estarmos muitas vezes carentes de alguma coisa, tendemos a solicitar mais do que precisamos aos nossos familiares e amigos. Até mesmo em relação aqueles direitos legais que temos, como por exemplo, utilizar a fila preferencial no mercado, quando não estamos precisando, e tem alguém que naquele momento está necessitando mais. Olhar um pouco para o lado, e ver além do nosso umbigo. Em algum momento houve um silencio geral... Assunto para refletirmos.
A Terapeuta Ocupacional Silvani Vieira, integrante da Diretoria da APEMSMAR, trouxe um assunto de extrema importância, a superação dos desafios do cotidiano. Lembrou que o simples fato de podermos fazer a nossa higiene pessoal sem a ajuda de ninguém é uma superação. Falou sobre a real necessidade da aposentadoria, regra geral ou caso a caso? Quantas vezes pensamos que precisamos ser responsáveis por realizar algo, superando a cada dia limites que antes nem sabíamos que poderiam ser vencidos. Quantas vezes pensamos que talvez fosse melhor estar trabalhando, produzindo, claro, quando isso é possível. Os avanços na fisioterapia, largar a bengala, levantar da cadeira... Cuidar da nossa casa, dos nossos filhos, de nós mesmos. Coisas simples que, para nós tem um peso diferente, pois nossa realidade é diferente, a cada novo desafio superado é uma vitória que alcançamos e isso tem que ser valorizado, sempre.
Depois da Silvani, a Presidenta da APEMSMAR falou um pouco sobre a EM, pois recebemos no nosso encontro pessoas que não tinham conhecimento da doença, novos pacientes e novos amigos que se juntaram a nós nesta causa de informar e conscientizar sobre a EM.    


E como já é de praxe nos eventos realizados pela APEMSMAR e AMEM, no encerramento sempre temos algo relacionado à cultura, tivemos a bela música de Patrick Cortez, que desde o início da nossa caminhada tem sido um incansável colaborador. Precisamos lembrar também a presença de Neiva Picole Cadó, que veio de Alegrete para o evento, um sinal de superação e engajamento nesta causa, pois sabemos que uma viajem longa como essa é para pessoas fortes, e nós somos fortes. Até o próximo encontro!








terça-feira, 28 de maio de 2013

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ESCLEROSE MÚLTIPLA

Neste dia 29 de maio, a APEMSMAR E AMEM estarão realizando várias atividades no MONET PLAZA SHOPPING, na Av Fernando Ferrarri em Santa Maria, RS. Para levar informação e conscientização sobre a doença, Mini Palestras serão ministradas, a Psicóloga Cristiane Gai falará sobre "O ganho secundário da EM", a Terapeuta Ocupacional Silvane Vieira falará sobre o tema "Superando Desafios do cotidiano" e a Neuro Psicóloga Janaína Noal falará sobre o tema da Campanha deste ano, "O Jovem e a EM". Como a campanha este amo traz a possibilidade de dizermos qual é o nosso lema, aquilo que nos move, que nos faz levantar toda manhã e lutar por mais um dia, a APEMSMAR e a AMEM estará disponibilizando material para que possamos escrever nosso lema e compartilhar com você. E é claro, não poderia faltar em um evento nosso um pouco de música boa para alegrar, então Patríck Cortez estará encarregado deste deliciosa missão. Então, nos vemos no Monet.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Programe-se para o dia 29 de maio - Dia Mundial da EM


APEMSMAR  E  AMEM NO DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA



VENHA PARA O MONET PLAZA SHOPING - DIA 29 DE MAIO - 16H



Participe das Mine Palestas com temas diversos sobre a Esclerose Múltipla.


#Superando desafios do cotidiano - T.O. Silvane Vieira


#O ganho secundário da EM - Psicóloga Cristiane Gay


#O Jovem e a EM - Neuro Psicóloga Janaína Noal


Compartilhe seu lema, aquilo que te move, que te faz reagir diante da esclerose múltipla e aproveite a boa música ao vivo com Patrick Cortez.


Esperamos por você !!!






sábado, 18 de maio de 2013

Dia Mundial de conscientização sobre EM


Venha para o Monet Plaza Shopping, e participe das atividades do dia mundial de conscientização sobre EM. Você já sabe qual é o seu lema, o que move sua vida desde o seu diagnóstico? Então, venha e compartilhe conosco o que te move, o que te faz viver, que te coloca de bem com a vida. Compartilhe, participe, envolva-se nesta campanha.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Próximos passos da Campanha

Reunir imagens da tarde do dia 09 de maio de 2013, gravar o restante do roteiro, finalizar e LANÇAMENTO! Falta pouco. Obrigado Sambô.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Novartis divulga estudo que mostra os benefícios do Gylenia nos sintomas de perda de memória na EM.

A Novartis divulgou ontem , 21/03 que o seu medicamento Gilenya para a Esclerose Múltipla demonstrou um claro benefício nos sintomas de perda de memória e capacidades cerebrais, ligados à severidade da doença.

A Novartis revelou que doentes a tomar Gilenya em três estudos promovidos pela Novartis, perderam um terço menos em volume cerebral do que pacientes que tomaram placebo ou o medicamento Avonex, da Biogen Idec Inc.

O Gilenya foi aprovado nos EUA em 2010 como o primeiro tratamento oral para a esclerose múltipla e autorizado para venda na Europa em Março de 2011.
Estes novos dados podem ajudá-la a ganhar vantagem sobre a nova droga oral Aubagio da Sanofi que chegou ao mercado em Novembro passado, divulgou Gordon Francis, que chefia a unidade clínica da Novartis para a EM.

"Se eu perguntar se vocês preferes ter mais cérebro ou menos cérebro, vocês provavelmente dirão mais", disse Francis no momento em que valorizou os resultados obtidos.

A perda de volume do cérebro está correlacionada com a actividade e gravidade da doença, disse Gordon Francis.

Fonte :MS - UK
Publicada por Gang da EM à(s) 21:37

29 de Maio dia Mundial de Conscientização sobre esclerose múltipla

A Apemsmar está preparando atividades para este dia importante de conscientização sobre esclerose múltipla, informe-se e participe.
Seu engajamento nesta campanha é muito importante, então envolva-se, pois o importante é viver bem!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia Mundial de Conscientização sobre a EM

Dia 29 de Maio está chegando, a Apemsmar está organizando ações para marcar esta data. Fique atento, é na última quarta-feira de maio. Música, informações, bate-papo e muito mais para marcar uma das datas mais importantes para nós pacientes desta doença que AINDA não tem cura, mas TEM TRATAMENTO. E um deles é ser feliz!!!! Afinal o importante é viver bem!!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

NOVA CAMPANHA DA APEMSMAR TERÁ PARCERIA DO GRUPO PAULISTA SAMBÔ!!!

" TODO DIA PODE SER UM DIA DE SOL " Será a nova campanha da APEMSMAR de conscientização e informação sobre esclerose múltipla e terá a participação do Grupo Paulista de ROCK/SAMBA - SAMBÔ. Esta campanha está sendo desenvolvida com todo carinho e atenção, pois a EM ainda é uma doença pouco conhecida como de fato ela é pela comunidade em geral. Justamente por isso que escolhemos esta música para embalar o vídeo que será lançado logo que finalizarmos, tá pertinho. Então "... chega pra dançar, pode se soltar, que você pra mim é um dia, dia de sol..." Obrigado Silvia Mariotti, obrigado marcos Ascena, obrigado SAMBÔ!

Revista Corpore - Fisioterapia Neurofuncional é Forte Aliada No Tratamento Da Esclerose Múltipla

Revista Corpore - Fisioterapia Neurofuncional é Forte Aliada No Tratamento Da Esclerose Múltipla

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pequenos sintomas neurológicos podem ser sinal de Esclerose Múltipla

Tema foi tratado no Curso de Atualização do CBR, realizado entre 22 e 23 de março, em Porto Alegre

A esclerose múltipla muitas vezes é subestimada em seu estágio inicial, pois seus sintomas são transitórios e bastante sutis. A consulta a um neurologista em qualquer suspeita é imprescindível, acompanhado da realização de exame de Ressonância Magnética. Este foi o tema de uma das aulas do Curso de Atualização do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) realizado entre os dias 22 e 23 de março, em conjunto com a Associação Gaúcha de Radiologia (AGR), em Porto Alegre (RS).

Como os sintomas vão e voltam, as pessoas pensam que estão curadas. Logo, deixam de ir ao médico para verificar a possibilidade de esclerose múltipla. A doença é do tipo inflamatória crônica, em que o sistema imunológico compromete a função do sistema nervoso. Como os surtos são passageiros e acometem em maioria pessoas entre 20 e 30 anos, o diagnóstico é atrasado pela demora em consultar o profissional da saúde.

- A Ressonância Magnética aumenta a chance de detectar uma lesão. A imagem é muito importante, porque nem sempre a doença se manifesta clinicamente, e podemos detectar o problema no cérebro e viabilizar o tratamento precoce – considera o palestrante do Curso de Atualização do CBR, Emerson Gasparetto.

O problema pode causar dificuldades motoras e sensitivas. Sendo assim, quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais chance de abreviar a fase aguda da doença e estender o intervalo entre um surto e outro. Os primeiros sintomas podem ser pequenas alterações no controle da urina, turvações na visão e dormências passageiras. Como em alguns dias eles desaparecem, é natural que o paciente não dê importância. No surgimento de algum desses eventos, a Associação Gaucha de Radiologia recomenda que o paciente consulte um neurologista o mais breve possível para dirimir qualquer suspeita. Informações adicionais sobre os cursos da AGR podem ser obtidas no site www.sgr.org.br.

Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.

Autor: Rafael Dias Borges
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa

Fonte: SIS Saúde

sábado, 30 de março de 2013

Páscoa é recomeço, renascimento, que esta Páscoa traga um futuro repleto de realizações, e que a paz e o amor inunde o coração dos homens.
Feliz Páscoa para todos nós!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Retorno dos encontros na Unifra

Olá queridos amigos, na próxima Terça-feira na UNIFRA, prédio III, sala 506 começaremos os encontros de Terapia Ocupacional. Além da mudança do dia, teremos a mudança no horário também, os encontros serão de manhã entre 9:30min e 11hs. Termos a companhia de aluna de Terapia Ocupacional Bianca Najar que esta desenvolvendo uma pesquisa sobre as possíveis contribuições de técnicas de relaxamento para a melhora da qualidade de vida de pessoas com doenças neuro-degenerativas.Pessoas com ataxia e parkinson poderão participar da pesquisa.
Bom, de volta aos encontros, esperamos vocês!!!!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

A APEMSMAR, parabeniza todas as mulheres pelo seu dia, não só hoje, não só pelo dia 8 de março, mas pelo que ele representa, lutas, perseveranças, vitórias, emoções... e muito, mas muito mais, pois todas merecem o nosso respeito e admiração. Continuem na luta, que nós continuaremos a apoiá-las.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Células da pele reparam danos causados pela esclerose múltipla no cérebro

Investigadores do University of Rochester Medical Center, nos EUA, descobriram que pode ser possível utilizar a pele do próprio doente para reparar os danos causados pela esclerose múltipla (EM) no cérebro, avança o portal Isaúde.

O estudo é a primeira tentativa bem sucedida para empregar células estaminais pluripotentes induzidas (hiPSC) retiradas da pele para produzir uma população de células que são críticas para a sinalização dos neurónios no cérebro.

A pesquisa foi publicada na revista Cell Stem Cell.

Assim como fios eléctricos, os nervos têm isolamento mas, em vez de plástico, o corpo utiliza uma proteína chamada mielina.
Em pessoas com a doença, os nervos têm de lutar para comunicarem, já que o seu revestimento isolante é atacado pelo sistema imunológico, deixando os nervos expostos e causando fadiga e perda do movimento.

Agora, a equipa liderada por Steven Goldman utilizou células-tronco para tentar reparar a mielina e restaurar a função dos nervos em doentes com esclerose múltipla.

Eles retiraram uma amostra de células da pele humana e converteram-na em células estaminais, que são capazes de se tornarem qualquer outro tipo de células no corpo. O passo seguinte foi transformar as células estaminais em versões imaturas de células do cérebro que produzem mielina.

Quando essas células foram injectadas em ratos que nasceram sem qualquer mielina , elas tiveram um efeito significativo, segundo os cientistas.
Os resultados mostraram que as células-tronco induziram a produção de mielina por todo o sistema nervoso.
Os animais foram também isentos de quaisquer tumores, um efeito secundário perigoso potencial de algumas terapias com células estaminais, e sobreviveram muito mais tempo do que os ratos não tratados.

“A nova população de oligodendrócitos (que produzem a mielina) era densa, abundante e completa. De facto, o processo de re-mielinização pareceu mais rápido e eficiente do que com outras fontes de células”, afirma Goldman.

A equipa sublinha que a pesquisa ainda está numa fase muito precoce, mas com mais desenvolvimento pode um dia ser usada para reparar dano à mielina em pessoas com esclerose múltipla.

Fonte: RCM Pharma

Mais um passo em direção a um novo tratamento

Investigadores americanos deram mais um passo em direção ao diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla, dá conta um estudo publicado na “Science Translational Medicine”.

Neste estudo os investigadores do Benaroya Research Institute, nos EUA, propuseram-se a estudar de que forma os diferentes componentes envolvidos na resposta imunológica diferiam entre os pacientes com esta doença crônica autoimune e os indivíduos saudáveis.

O estudo refere que perante circunstâncias normais, os linfócitos T efetores protegem o organismo de infeções e cancro. Por outro lado, as células T reguladoras evitam que as células efetoras ataquem os tecidos saudáveis, impedindo assim o desenvolvimento de doenças autoimunes como a esclerose múltipla. Na verdade esta doença ocorre quando os linfócitos T efetores atacam a mielina que rodeia e protege o sistema nervoso central. Quando esta proteína é danificada, os impulsos nervosos não são transmitidos rapidamente ou eficazmente, o que resulta no aparecimento de dormência, fraqueza, problemas de visão, problemas cognitivos, fadiga, entre outros. Na esclerose múltipla recidivante-remitente (EMRR), os indivíduos têm episódios de doença ativa, que incluem ataques na disfunção neurológica, seguidos por períodos de melhoria.

Os investigadores, liderados por Jane Buckner, descobriram que os linfócitos T dos pacientes com EMRR eram capazes de evitar a supressão dos linfócitos T reguladores, enquanto os pacientes com esclerose múltipla moderada ou controlada não apresentavam esta resistência à supressão. Estes resultados sugerem que a presença ou ausência de linfócitos T resistentes à ação dos linfócitos T reguladores poderá ser um indicador do nível de atividade e da progressão da doença.

O estudo também apurou que a supressão dos linfócitos T nos pacientes com EMRR estava associada com um aumento da sensibilidade de um proteína, a IL-6, produzida pelo sistema imune e que contribui para a resistência dos linfócitos T à supressão.

Os investigadores demonstraram que os linfócitos T resistentes eram mais sensíveis à IL-6. Adicionalmente quando os sinais produzidos por esta proteína eram bloqueados, a resistência à supressão era invertida. Deste modo, estes resultados sugerem que as terapias que tenham por alvo a via de sinalização da IL-6 poderão potencialmente ser utilizadas para modular a resistência dos linfócitos T à supressão.

“Estes resultados são um passo importante no sentido de melhorar a compreensão sobre como a esclerose múltipla se desenvolve. Estes resultados vão ajudar a uma melhor avaliação do grau de atividade da doença em pacientes com esclerose múltipla e levar-nos a considerar novas abordagens terapêuticas para esta doença. As terapias que têm como alvo a via de IL-6 já estão disponíveis para o tratamento de outras doenças autoimunes e devem ser agora testadas na esclerose múltipla”, conclui Jane Buckner.

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.