domingo, 22 de maio de 2011

25 de Maio - Dia Mundial de conscientização sobre EM

Abaixo matéria extraída do site comunhao.com.br sobre o tema.

Febrapem ressalta conscientização da população sobre a Esclerose Múltipla
No Brasil, mais de 30 mil homens e mulheres são afetados pela Esclerose Múltipla (EM). O Dia Mundial da doença é comemorado no dia 25 de maio, e muito ainda precisa ser feito para a conscientização maior sobre a doença alertar sobre os sintomas, procedimentos e opções de tratamento para a patologia. Este ano, o tema a ser discutido é "Empregabilidade", considerada "lastimável" no Brasil pelo presidente da Federação Brasileira de Associações Civis de Portadores de Esclerose Múltipla, Febrapem, Wilson Gomiero. .
"Um dos principais desafios para os portadores de EM é provar que são capacitados a exercer qualquer função, sendo recorrente, em alguns casos, o desenvolvimento de algum tipo de deficiência de diversos níveis", explicou Gomiero, cujo diagnóstico de Esclerose Múltipla foi identificado em 1989. Nestes casos, complementa, pode ser utilizada a Lei de Cota para pacientes que se candidatem a cargos profissionais.

O presidente da FEBRAPEM enfatiza que é importante esclarecer que não há restrições para exercer atividades profissionais pelos pacientes com Esclerose Múltipla. "O próprio paciente consegue determinar as atividades que não consegue executar, mas antes disso, é preciso quebrar o estigma de tratar-se de uma doença ligada a demência ou em que 100% dos pacientes ficarão totalmente incapazes. Muitos pacientes escondem a patologia para não serem discriminados", lamenta Gomiero.

A Esclerose Múltipla tem origem desconhecida e afeta o sistema nervoso central. A proporção mundial é de 1,5 milhão de mulheres e 500 mil homens impactados pela doença. Por seus sintomas serem recorrentes e alternarem em espaços de tempo que podem variar de um a cinco anos, a demora na identificação da doença é o maior desafio, podendo atrasar o seu tratamento e trazer impacto direto sobre a qualidade de vida dos pacientes.

A EM é uma doença crônica e auto-imune, quando o sistema imunológico agride o próprio organismo, que pode ser controlada com a adesão e manutenção do tratamento, evitando a progressão da doença e reduzindo a frequência de surtos, que são imprevisíveis. A evolução da EM se difere de uma pessoa para outra, por isso quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o acompanhamento da doença

Um comentário:

  1. PEDIMOS AJUDA na Campanha Criação de Clínica Especializada ESCLEROSE MÚLTIPLA no Brasil com acesso gratuito pelo SUS-SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE para gestantes e crianças brasileiras da VITAMINA D como no Reino Unido da Escócia desde 2010, por iniciativa da Autora de Harry Potter, visto elo entre a deficiência de Vitamina D com a Esclerose Múltipla, com fundamento legal na Lei 11.303/2006 que instutuiu o Dia 30/08 Dia Nacional da Esclerose Múltipla no Brasil. Ressaltando de igual forma o Dia MUNDIAL DA EM 25/05!Assine a Campanha!!!http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N19321

    ResponderExcluir